Avaliação e Formulação
Investigação dos problemas da criança de forma detalhada, para embasar a formulação de caso.
Avaliar a frequência, intensidade e duração dos sintomas.
Formulação
Entendimento compartilhado entre pais e terapeuta de como os problemas se iniciaram, desenvolveram e se mantêm.
Orientação, planejamento e execução de intervenções que se ajustem aos objetivos terapêuticos (definidos de maneira acordada, entre os responsáveis do menor e o psicólogo). Disto resultará a criação de mecanismos no quais teoria e práticas estarão harmonicamente correlacionadas.
Avaliação do caso
Objetivo: levantar as primeiras hipóteses sobre o que acontece com a criança, em diferentes contextos.
As hipóteses são revisadas durante todo o tratamento.
Entrevista detalhada com os pais
Detalhamento do problema atual, assim como do desenvolvimento da criança e dos tratamentos prévios.
Entendimento das crenças dos pais, sobre como interpretam os problemas da criança e suas expectativas em relação ao tratamento.
Análise do estilo familiar.
Observação direta
Estudo do comportamento da criança e do contexto em que aflora.
Avaliação do desenvolvimento
Áreas de maior relevância na avaliação:
1. Atenção
2. Discurso, linguagem, brincadeiras
3. Habilidades motoras
4. Controle esfincteriano
5. Desenvolvimento escolar
Métodos de avaliação:
Avaliação multidisciplinar: relato dos demais profissionais que estão acompanhando como, por exemplo: neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo.
Observação direta da criança
Relato dos pais
Relatos dos professores
Formulação de caso
A formulação é o entendimento claro do início e/ou manutenção das dificuldades (e possíveis riscos) apresentadas pela criança.
Difere do diagnóstico por ser um retrato psicológico do perfil da criança. O diagnóstico é uma componente da conceitualização.