Avaliação e Formulação
Investigação dos problemas do adolescente de forma detalhada, para embasar a formulação de caso.
Avaliar a frequência, intensidade e duração dos sintomas.
Formulação
Entendimento compartilhado entre pais e terapeuta de como os problemas se iniciaram, desenvolveram e se mantêm.
Orientação, planejamento e execução de intervenções que se ajustem aos objetivos terapêuticos (definidos de maneira acordada, entre os responsáveis do menor e o psicólogo). Disto resultará a criação de mecanismos no quais teoria e práticas estarão harmonicamente correlacionadas.
Avaliação do caso
Objetivo: levantar as primeiras hipóteses sobre o que acontece com o adolescente, em diferentes contextos.
As hipóteses são revisadas durante todo o tratamento.
Entrevista detalhada com os pais
Detalhamento do problema atual, assim como do desenvolvimento do adolescente e dos tratamentos prévios.
Entendimento das crenças dos pais, sobre como interpretam os problemas do adolescente e suas expectativas em relação ao tratamento.
Análise do estilo familiar.
Observação direta
Estudo do comportamento do adolescente e do contexto em que aflora.
Métodos de avaliação:
Avaliação multidisciplinar: relato dos demais profissionais que estão acompanhando como, por exemplo: neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo.
Observação direta do adolescente
Relato dos pais
Relatos dos professores
Avaliação do desenvolvimento acadêmico
Formulação de caso
A formulação é o entendimento claro do início e/ou manutenção das dificuldades (e possíveis riscos) apresentadas pelo adolescente.
Difere do diagnóstico por ser um retrato psicológico do perfil do adolescente. O diagnóstico é uma componente da conceitualização.
» Duração delimitada
» Objetiva e estruturada
» Enfoque em problemas atuais
» Encorajamento a autodescoberta e a experimentação
» Abordagem de aprendizagem baseada nas habilidades