A Psicologia do Ocidente

Em razão de sua base metafísica, da antropologia filosófica realista que lhe dá contornos precisos e, por fim, dos pressupostos teológicos nos quais se inspira, a Psicologia Tomista é a verdadeira Psicologia do Ocidente. Preterida a segundo plano nos últimos dois séculos e meio, nos quais o naturalismo positivista acabou por gerar um cego cientificismo,…

Ler Mais

Moral e Psicologia, realidades indissociáveis

Você conhece os cinco pilares da Psicologia Tomista?   A moral é uma das ciências implicadas na Psicologia Tomista. O psicólogo que não possui base moral sólida, carece de senso de proporções. E muitas vezes, se torna um pesadelo para seus pacientes. O trabalho do psicólogo implica o desenvolvimento do caráter por meio das virtudes.…

Ler Mais

Gênero, uma construção social?

Gênero, uma construção social? Nunca houve uma construção social relacionada aos papéis de homem e de mulher – o que houve foi a aceitação multissecular, por parte da maioria das pessoas, desde que entendemos algo da história humana, da seguinte evidência: menina é menina, menino é menino, cada qual com suas características e arquétipos distintos…

Ler Mais

A Dissolução da Família

A Dissolução da Família Muito se tem falado da família tradicional, e não raras vezes com algum tom de crítica e até de ironia. Mas o conceito de família tradicional se refere a quê? Por que setores da mídia e da opinião pública se espantam com uma instituição tão antiga como esta? Segundo o psicólogo…

Ler Mais

As Fábulas de Jean de La Fontaine

As Fábulas de Jean de La Fontaine O que faz o supremo encanto de La Fontaine como fabulista, o que constitui a sua imensa superioridade sobre todos os que antes e depois dele trataram este mesmo gênero, não é de certo a originalidade, porque raríssimas serão as fábulas cuja idéia ele não houvesse encontrado em…

Ler Mais

Base Filosófica

Patologias graves que, até poucos anos atrás, estavam presentes mais nas estatísticas e na literatura do que nos consultórios de psicologia e psiquiatria – como, por exemplo, tendências suicidas na infância e na adolescência – hoje perfazem o triste retrato de uma civilização que vem perdendo a sua seiva. As razões deste evidente declínio são…

Ler Mais